Artigo publicado no 17º periódico internacional Comparative Cultural Studies European and Latin American Perspectives, da Universidad Plablo de Olavide, de Sevilla.
Artigo publicado no 17º periódico internacional Comparative Cultural Studies European and Latin American Perspectives, da Universidad Plablo de Olavide, de Sevilla.
FRANCO, Jéssica de Almeida Rocha. Processos de leitura da polifonia barroca para teclados e possíveis abordagens de transcrição braille. 2022. 132 f. Dissertação de mestrado (Musicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2022.
RESUMO
O presente estudo traz resultados da reflexão sobre processos de transcrição braille de partituras ocidentais polifônicas do período Barroco para teclados. Busca problematizar quais escolhas um editor de musicografia braille poderá realizar durante o processo de transcrição de uma obra dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Novo Manual Internacional de Musicografia Braille. Tais escolhas partem do pressuposto de que a obra a ser transcrita apresenta exigências específicas em seus aspectos formais e discursivos. Trata-se de uma pesquisa de análise bibliográfica, a qual foi realizada em três etapas: análise dos modelos de transcrição apresentados pelo Novo Manual Internacional de Musicografia Braille; experiência em editoração de partituras em braille; análise e transcrição de peças polifônicas para teclados do período Barroco com vistas a explicitar como elas relacionam-se com o tipo de leitura que o músico cego realiza. As considerações finais pautam-se nos modelos de transcrição braille vigentes no Novo Manual Internacional de Musicografia Braille e na aplicabilidade dos mesmos segundo a forma musical e a apresentação da polifonia nas obras musicais a serem transcritas, buscando fornecer apontamentos acerca dos três modelos de transcrição de partitura braille, dentre os quais, a depender do gênero musical, um formato pode ser mais propício para o processo de leitura e compreensão da partitura pelo leitor cego.
ROCHA, Jéssica de Almeida. O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016
Entrevista concedida ao Jornal da UNESP, à jornalista Jenyfer Molina, sob o título "Desafios do uso de sistema de escrita na transcrição de peças barrocas são tema de pesquisa no Instituto de Artes. Recurso ainda é pouco empregado, mas já beneficia instrumentistas e estudantes com deficiência visual. "
Entrevista concedida à Organização Nacional de Cegos do Brasil em 2022, ao jornalista Filipe Oliveira.
Revista "Música em Foco", Volume 1, 2018, Programa de Educação Tutorial do Curso de Música do Instituto de Artes da Unesp.